Sabe aquele dia que a sua formatura chegou, toda a fase de estudo acabada, e agora precisa enfrentar o mercado de trabalho, e inúmeras dúvidas surgem? Calma, não está sozinho nesse meio. Mesmo para profissionais mais experientes, saber vender o seu trabalho, ou seja, fazer o seu marketing profissional e se comportar de forma profissional é uma grande dificuldade. Acostumados com o trabalho clássico, dentro de uma empresa, com ganhos restritos, quando resolvem trabalhar de forma independente, encontram um mar de barreiras. Mas é para te ajudar nesses pontos que estou aqui, contar-lhe aqueles segredinhos profissionais que ninguém quer compartilhar.
Não deixe para um segundo momento, faça o seu marketing
É muito comum nos acostumarmos com a comodidade de desenvolver projetos e a postar em redes sociais, para o público mais próximo de nós, pois acreditamos que ainda não é o momento de expandir, de buscar se posicionar como um profissional. Postar em redes sociais não é um problema, muito pelo contrário, é muito interessante, e a partir dessas redes indicações podem surgir, entretanto, não é o suficiente.
O público das redes sociais, em regra, não é o seu público alvo, e somente com o público esporádico, dificilmente você conseguirá sobreviver no mercado. Por isso você desde o início precisa se comportar como um profissional, e realizar o seu marketing profissional, pois o seu público irá utilizar as ferramentas de buscas para te encontrar, e se nessas ferramentas você não é encontrado, logo você não existe.
Posicione-se, e passe a existir.
Como supracitado, se você não é encontrado, por conseguinte não existe. Um dos passos mais importantes é ser encontrado no meio digital, e para isso ter uma plataforma digital é essencial, tanto para que você possa ser encontrado, quanto para gerar autoridade diante dos seus clientes e poder oferecer como cartão de visitas.
Os impactos que terá quando começar a se comportar como profissional diante do mercado são inúmeros, pois desde que o cliente ver-lhe como uma pessoa estabelecida, requisitada, ele também terá mais facilidade de entender o valor do seu trabalho. Esse é um ponto muito importante “agregue-se valor”, não basta apenas realizar bons projetos, lembre-se: em regra o seu público não consegue valorar de forma adequada o seu trabalho, precisa agregar esse valor. Bons projetos são essenciais, mas precisa mostrar esses projetos, e de forma adequada.
O que é necessário saber para fazer um marketing profissional?
Se chegou até a esse ponto, já começou a entender alguns detalhes que precisam ser pensados por um profissional de arquitetura. Quais são os passos? O que é necessário fazer? Um mar de dúvidas está na sua frente, mas calma. Não é nenhum bicho-papão, o que precisa é entender é que há alguns detalhes básicos que irão influenciar na sua imagem e no seu trabalho na totalidade:
Logomarca/logotipo: a logo é o sinal que será lembrado da sua marca, onde quer que o cliente a veja, lembrara-se de você. Pense numa marca conhecida, pensou? O que vem primeiro a sua mente, não foi a logo? Nike, Adidas, Apple, e tantas outras marcas, temos a visão delas como a visão da sua logo. Assim não pode ser diferente com você, tenha uma logo que lhe represente.
Site: esse é um ponto que já relatamos, e que precisa ser bem estruturado, pois ele é a sua vitrine, local em que os seus produtos serão expostos para serem vistos pelos seus clientes.
Portfólio: esse é um ponto chato para muitos. Às vezes por mais que seja um bom projetista, não sobra tempo ou paciência para montar um portfólio, e isso é um grande problema. O trabalho da arquitetura é um trabalho extremamente visual, e sem visualizar o seu trabalho, dificilmente o cliente conseguirá se convencer da sua qualidade enquanto profissional.
Encare como parte de seu crescimento.
Quando nos deparamos com toda a necessidade de investimento, não só de dinheiro, mas de tempo também, preocupações surgem nas nossas mentes: vale a pena todo esse investimento? É seguro buscar por esse caminho? E uma coisa posso-lhe dizer: “mais do que vale a pena”, precisa lembrar que investir no seu crescimento profissional, é um investimento que levará consigo por toda a sua vida, e que precisa ser contínuo. Então nada de carregar medos consigo, dúvidas, aquela velha preguiça misturada à insegurança. Levante-se e passe ser visto, mostre o seu trabalho.
Aprofunde seus conhecimentos de design comercial!
Conheça o curso Puro Comercial e aprofundar seus conhecimentos e se destacar da concorrência? Enriqueça o seu portfolio com as técnicas mais avançadas de design comercial se inscrevendo em um curso 100% online, concebido a pensar em si! Um programa flexível e adaptável que lhe dará acesso a um conjunto de seções educacionais e aulas práticas, onde poderá expandir seus conhecimentos da profissão de arquiteto e/ou designer. Aprenderá todos os comandos, procedimentos e alguns truques do ofício para se especializar em design comercial e ter sucesso neste setor. Conheça o curso!
Comentários estão fechados.